domingo, 8 de novembro de 2009

Presos acusados de matar pastor

Josenildo Lima e o adolescente foram presos na manhã de hojeA polícia desvendou o latrocínio (mata-se para roubar) que vitimou o pastor Edmilson Batista de Melo, 49, na madrugada do domingo (1º), em um morro de Felipe Camarão. Está preso Josenildo Lima dos Santos, 24, conhecido como Pitanga. Um menor de 17 anos foi apreendido. Continua foragido o líder do trio, Nelson Francisco Silva dos Santos, 18. A prisão dos acusados ocorreu na noite de quinta-feira (05), na zona oeste da capital. Foram apreendidos dois revólveres calibres: 38 e 32 e recuperados vários aparelhos celulares, alianças e relógios que pertenciam aos evangélicos. Está marcada para a próxima segunda-feira (09), às 19 horas, uma manifestação com o objetivo de pedir justiça e paz, em Felipe Camarão, entre a população e evangélicos. O ato vai acontecer em frente a igreja Pentecostal Unidos por Cristo, onde Edmilson era pastor.

De acordo com a delegada Sheila Almeida, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), Pitanga e o menor afirmaram terem participado do latrocínio. Após quatro dias de intensa investigação os policiais que faziam diligências, ininterruptamente, conseguiram localizar os criminosos. A polícia apreendeu, primeiramente, o menor, no bairro Planalto, em seguida, foi detido Pitanga em Felipe Camarão. Uma adolescente de 15 anos também foi apreendida, no mesmo bairro onde ocorreu o crime. Na casa da adolescente estava escondido parte dos objetos roubados no assalto e também as armas. Segundo a polícia, ela é namorada de Nelson.

Em depoimento à polícia, Pitanga e o menor atribuíram a Nelson os disparos que atingiram os fiéis. Foram três tiros, um deles atingiu o pastor na cabeça. Os outros acertaram de raspão Emisandra Freire de Oliveira, 42 e Maria José Silva da Costa, 40.

De acordo com a delegada, os acusados abordaram os 23 evangélicos, por volta das 2h30 da madrugada, durante uma vigília que acontecia no pé do morro. Todos foram obrigados a se deitar e entregar dinheiro e objetos de valor. Os evangélicos não tinham dinheiro o que deixou os assaltantes revoltados. Os bandidos decidiram então agredir os fiéis com socos, pontapés e até com coronhadas. Em determinado momento, um dos assaltantes teria levantado com a arma a saia de uma adolescente de 17 anos. A garota é filha do pastor que ao ver a atitude do bandido se levantou. “Foi neste momento que Nelson teria atirado em Edmilson. O pastor não iria reagir. Ele teve um impulso de se levantar ao ver a filha ser abordada”.

Sheila diz que os acusados foram cruéis e que humilharam muito os evangélicos. “Pisaram até na cabeça dos fiéis”.

Após ouvir 35 pessoas, entre vítimas e parentes dos envolvidos, a delegada não teve dúvidas de que havia desvendado o crime. “Foi um caso de comoção. Onde os evangélicos estavam orando, clamando a Deus quando foram surpreendidos pelos assaltantes. Desde que ocorreu o crime não paramos um instante sequer”.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Agripino de Oliveira Neto, disse que a polícia vai continuar trabalhando no caso para prender Nelson o mais breve possível. “Não vamos descansar enquanto ele não for parar na cadeia e pagar pelo crime que cometeu. Essa é a determinação. Continuar investigando até chegar no principal acusado de ter cometido o latrocínio.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário