sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Cruz! Um Sacrifício Incompleto

Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?
Você sabe quem foi o autor dessa pergunta na bíblia? Foi um jovem chamado Natanael.
Tudo o que sabemos sobre Natanael, está registrado no evangelho de João, que tem uma particularidade muito interessante, João fala de homens simples, outros, com problemas e incertezas que se identificam muito com as pessoas de hoje em dia, como por exemplo a história de Nicodemos, parece que João se importou um pouco mais do que os outros escritores em detalhar histórias de pessoas inseguras e cheias de dúvidas, veja por exemplo Natanael, um homem que se comportou de uma maneira incrédula e preconceituosa ao ouvir falar de Jesus.

O texto de hoje está em João c.1 v. 45 e 46

45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

Foi Filipe que anunciou a Natanael que haviam encontrado uma pessoa que trazia todos os indícios de ser o messias prometido do velho testamento, e certamente depois de Filipe detalhar esse achado, Natanael deve ter se interessado pelo assunto, mas ao escutar que esse jovem era Nazareno!(…) penso que acabou os ânimos de Natanael, – Ele mora em Nazaré? Há! pare com isso Filipe, daquela vila pobre de estrada empoeirada? Fala uma coisa pra mim Filipe, você acredita mesmo nisso? pode alguma coisa boa vir dessa miserável vila?

Sabe querido amigo, não é a primeira vez que alguém se engana a respeito de Jesus, eu não sei que idéia você tem da aparência que ele tinha, mas a verdade é que a bíblia nos informa que era uma pessoa aparentemente muito simples, Isaías nos diz que Ele era sem parecer nem formosura, ou seja, em outras palavras, Jesus era um homem comum e permita-me afirmar que era feio, ou como alguns preferem dizer, não apresentava beleza, logo entendo, feio mesmo. Sua aparência era de um tipo qualquer no meio da multidão, desculpe-me se destruí a idéia que você trazia em sua mente, quem sabe desde os tempos de sua infância, talvez você imagine um jovem loiro, cabelos cacheados, olhos verdes, com um olhar de galã da novela das oito, ou quem sabe você acredita nas imagens de filmes de Hollywood, que retratam um galã ainda mais bonito que o da novela.

Devo dizer que assim como Natanael você também está enganado a respeito de Jesus.
Errou Natanael ao achar que Jesus não poderia vir daquela pequena vila chamada Nazaré, errado também estava Filipe ao afirmar que ele vinha de lá, na verdade, aqui está o grande segredo para quem quer conhecê-lo de verdade, Jesus é o verbo, Ele é o início e o fim, Ele sempre existiu, Ele esta acima da história, acima do tempo, Jesus é o Deus sempre Eterno, que um dia fez o projeto de descer até Filipe, Natanael, eu e você! e se revelar a todos nós.

Mas o maior equívoco que fazemos sobre Jesus, não é a respeito de como era a sua aparência humana, ou se a vila Nazaré era capaz de oferecer um Rei que todos esperavam, na verdade continuamos a cometer erros e enganos a respeito de Jesus e talvez isso explique a diversidade de grupos que se propõem a segui-lo, e ao mesmo tempo são tão diferentes entre suas doutrinas e interpretações, no entanto cada um não abre mão de dizer que sua pregação é a verdadeira, e você sabe o porque disso?

Porque ao aceitarem Jesus, acabam não entendendo o real significado do sacrifício feito na cruz para nos resgatar do pecado e tornar possível nossa entrada no céu. Em outras palavras, dizem:
-Jesus, eu te aceito, quero segui-lo, quero a tua salvação, mas tenho uma condição;
Além de obedecer teus mandamentos, vou também fazer o meu próprio sacrifício para completar o seu, acho que sua morte não foi o suficiente pra me salvar, então não trabalharei no sábado como sacrifício extra , ou não cortarei meu cabelo, ou melhor Jesus, na minha igreja colocarei regras para vestimentas femininas, proibirei televisão, enfim, qualquer coisa que eu possa fazer como o meu pequeno sacrifício pra ajudar o teu.

E assim se criam pseudo evangelhos!(…) e pensam que conhecem Jesus.

Somos salvos não pelo que fazemos, mas pelo que Jesus fez por nós na cruz, e isso inclui claro, sermos santos, como Ele mesmo é.

Em Cristo;

Eliseu Soares Colunista do gospel prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário